Entenda a Dieta Paleo

Entendendo a Dieta Paleolítica

A dieta low-carb, existe desde a era da pré-agricultura, ou seja, o homem primitivo já fazia uso dessa dieta. O homem das cavernas já comia as comidas na sua forma mais natural. Por isso, vamos mostrar em que consiste a dieta paleolítica.

cardapio low carb para emagrecer

Como fazer a dieta paleolítica na prática?

Sabemos que o homem consegue se adaptar a alimentação paleolítica, há milhares de anos. Porém, para que ela possa ser feita de maneira consciente, você precisa incluir os seguintes alimentos:

 

*Carne;

*Peixe e frutos do mar;

*Frutas frescas;

*Vegetais frescos;

*Ovos;

*Nozes e sementes;

*Tubérculos

*Óleos saudáveis;

*Caldo de ossos;

Você deve seguir as seguintes instruções para poder conseguir o efeito desejado, veja a seguir.

 

1- Não inclua alimentos que podem inflamar sua energia;

2- Tenha mais controle da insulina no sangue;

3- Deixe sua digestão melhor com alimentos mais saudáveis;

4- Incluindo nutrientes necessários, você fica mais saciado;

 

O recomendável para começar a ter efeito, é que você respeite um período de 21 dias para a dieta. Veja a seguir, como você deve proceder para realizar a dieta, e assim conseguir reduzir seu peso.

1- Evite comidas industrializadas.

Primeiramente, você deve eliminar os três tipos de alimentos a seguir:

*Açúcar refinado;

*Farinha de trigo;

*Óleos vegetais poliinsaturados;

Só de excluir esses alimentos do seu cardápio diário, já irá te ajudar na redução de peso.

 

2- Evite laticínios, grãos como o arroz e adoçantes.

No lugar do arroz e feijão, você pode substituir por batata-doce, mandioquinha ou inhame. Podemos consumir leite de coco no lugar do leite comum, e também amêndoas e castanhas.

Você nesta etapa, deve incluir todo tipo de verduras em sua alimentação, e também legumes como a beterraba e a cenoura.

 

3- Inclua suplementos e tenha bom sono.

Se tiver dúvidas, pergunte a um nutricionista, mas os suplementos mais comuns são ômega 3, vitamina D e os probióticos. O sono é importante para o equilíbrio do corpo humano.

No mínimo, para um ser humano saudável, é em torno de seis a oito horas por dia.

Como a dieta paleolítica funciona

Outras sugestões de alimentos para a dieta low-carb.

1- Jamais se esqueça de alimentos ricos em gordura, moderadas em proteína animal e moderadas ou pobres em carboidratos. Não há necessidade de excluir calorias, e muito menos ter que fazer controle das porções.

2- Faça a inclusão da gordura saturada, como óleo de coco, manteiga ou ghee. Você pode fazer o consumo em quantidades maiores.

3- Alimentos como Azeite, óleo de abacate e macadâmia, podem ser considerados ótimas fontes de gorduras para alimentos, logo evite usar para cozinhar alimentos.

4- Você deve fazer uso da banha de porco, mas não se esqueça de verificar se o animal teve os devidos cuidados, e se a empresa segue as normas da ANVISA.

5- A proteína animal também deve ser inserida na dieta low carb. Você deve acrescentar: “carne vermelha, frango, porco, ovos, peixes e frutos do mar”. Você pode colocar até os pedaços mais gordos. Os ossos são indicados para caldos e molhos.

 

6- Aprenda a consumir vegetais, seja na forma de frescos ou congelados, crus ou cozidos. A Batata-doce e o inhame te ajudam a complementar o carboidrato necessário.

 

alimentação paleolitica

7- As frutas e nozes, devem complementar o cardápio. Mas, prefira frutas com menos açúcar, exemplo os morangos, e nozes, as sementes possuem pouca gordura poliinsaturada, como é o caso das macadâmias.

8- Durante a dieta, você deve ficar longe de óleos vegetais hidrogenados e parcialmente hidrogenados. Inclusive a  margarina, óleo de soja, óleo de canola, óleo de semente de girassol, óleo de milho, não fazem parte do cardápio.

9- O açúcar refinado, além de refrigerantes e sucos, podem atrapalhar sua dieta. E principalmente, se tiver numa caixa, você deve evitar. Quando for ao supermercado, somente precisa comprar frutas, verduras e hortaliças, e não se esqueça da carne e do peixe.

Os cereais e leguminosas, também prejudicam a dieta. Então exclua o trigo, arroz, soja, feijão e milho. Alimentos como o leite e os laticínios, também são evitados, menos a manteiga e o creme de leite.

Quem não pode realizar a dieta low carb?

Idosos, mulheres grávidas, e crianças, devido ao fato de seus organismos serem mais vulneráveis, eles precisam de uma alimentação completa, para deixarem seu metabolismo mais fortalecido, inclusive as crianças que estão em formação, devem absorver bastante energia.

Se um desses graus de risco, que citamos acima, fizer a dieta low carb, podem acabar perdendo massa magra, e esse fator faz com que agentes infecciosos se infiltrem dentro do organismo.

 

Por fim.

Uma dieta low carb, se bem executada, pode te ajudar a perder peso, e também a trazer reequilíbrio para o seu organismo. Logo, é importante que você se lembre dos alimentos que deve excluir e os alimentos que precisa consumir diariamente.

Se você fizer parte de algum quadro de risco, que foi citado no artigo, é fundamental que você não faça a dieta, para que você não prejudique seu organismo.

(Visited 6 times, 1 visits today)